quarta-feira, 20 de maio de 2015

CUIDADOS COM A PELE

CUIDADOS COM A PELE:
Higienizar/ Demaquilar:
Manter a pele com aparência saudável. Retirada de detritos celulares, secreções sebáceas, poeira, poluição, resíduos cosméticos, impurezas acumuladas, maquiagem, células córneas em descamação.
A água sozinha é ineficaz na limpeza da pele. Há necessidade de usar produtos que tenham a função de emulsionar os ácidos graxos da pele:
Sabonetes líquidos elaborados com tensoativos suaves e de baixa irritação cutânea.
Leites ou loções de limpeza: Retiram as impurezas e maquiagem, formando um filme emoliente que deixa a pele com textura macia e suave.
Géis de limpeza e soluções hidroalcoólicas.
Modo de usar: Aplicar em todo o rosto, pescoço e colo. Massagear levemente com movimentos circulares. Retirar com algodão umedecido em água.
Na área dos olhos utilize demaquilantes específicos, utilizando algodão e técnica apropriada para evitar sensibilizar a região.

Esfoliar: Remover a parte da queratina (células mortas), facilitando a penetração de produtos de tratamento cosmético e promovendo a renovação celular da capa córnea.
-         Esfoliantes Físicos: A intensidade da remoção tem ligação direta e proporcional à espessura da pele. Aplicar com as pontas dos dedos ou escovas rotativas em movimentos circulares. Remover com algodão embebido em água ou loção específica. Proteger os olhos durante o procedimento.
-         Esfoliantes Químicos: Queratolíticos. Tem ação na dissolução das células córneas. O tempo de ação sobre a pele depende da concentração do produto e da espessura da pele. Retirar com água ou loções específicas.
-         Gomagens: Ação muito leve. Contém na sua formulação mucilagens ou gomas vegetais. Deve ser aplicado, aguardar alguns minutos e realizar movimentos de fricção (rolling). Os resíduos são retirados com algodão embebido em água.
-         Biológico ou Enzimático: Enzimas que hidrolisam a queratina.
-         Mecânico: Dermoabrasão

Tonificar: Loções Faciais: Tem como principal função o restabelecimento do pH cutâneo. Devem ser aplicadas com algodão ou borrifadas sobre a pele com pinçamentos de Jacquet. Podem ser antissépticas, adstringentes, calmantes, descongestionantes e hidratantes.

Hidratar: A utilização de cosméticos para restabelecer o grau de hidratação da pele pode ser feita usando três mecanismos:
·        Hidratação por oclusão: Formação de um filme que impede a perda da água transepidérmica. São utilizadas substâncias lipídicas também chamadas emolientes – ceramidas, óleos vegetais, lanolina, vaselina e ceras.
·        Hidratação por umectação: Ocorre pela aplicação de substâncias higroscópicas, que retém água na superfície da pele e são capazes de atrair água do ar atmosférico. Exemplo: Uréia, Propilenoglicol, AHA’s, sorbitol, glicerina.
·        Hidratação ativa: Oferecida por ingredientes intracelulares com capacidade higroscópica, como por exemplo os constituintes do NMF – uréia, PCA – Na, lactatos, ou através da ação na estrutura celular, como os alfa-hidroxiácidos.
·        Hidratação por Aquaporina – as Aquaporinas encontradas na pele têm capacidade de transportar milhões de moléculas de água por segundo, melhorando a circulação de água entre as células. A aplicação de cosméticos com ativos que estimulem os canais de Aquaporina é uma excelente ferramenta de hidratação e importante instrumento anti-envelhecimento.

Proteger: Utilização de fotoprotetores. Muitos já possuem pigmentos (base) e princípios ativos hidratante e até nutritivos. Devem usados de manhã, vinte minutos antes de se expor ao sol. Lembre-se: mesmo quem fica em casa, a radiação solar reflete pela janela.

Nutrir/ corrigir: Geralmente aplicados à noite, os produtos desta categoria têm função antiage, tratamentos de acne, discromias, flacidez tissular, área dos olhos (olheiras, bolsas, edemas, rugas)

Maquiar: Corrigir imperfeições (discromias, acnes, olheiras), disfarçar situações inestéticas (testa grande, queixo grande, papada, olhos muito grandes ou muito pequenos etc.). Enfeitar, realçar o que é bonito e deve ser mostrado.


0 comentários:

Últimos Posts

Arquivo